POR QUÊ O NOME “BARBER SHOP”?

Nos anos 80, quando eu ainda cortava cabelo no Scalp, um salão que marcou época em Porto Alegre e que teve a sua frente o gênio das tesouras Walter Costa, foi ele quem me falou do nome Barber Shop pela primeira vez! Entre drinks no Ocidente e cortes de cabelo ele sempre contava histórias pra sua equipe. Entre elas ele falava de um musical gringo chamado Barber Shop. O estilo musical denominado Barber Shop era geralmente realizado por um quarteto de vozes, um grupo de quatro cantores com um em cada parte vocal ou de um coro de barbeiros cantores que inspirou a criação de um musical da Broadway de muito sucesso.

O Walter era um apaixonado pelo seu ofício de cortar cabelo, por musicais, por viagens e histórias. Ele foi um mestre na arte das tesouras e uma inspiração para muita gente! Foi um homem à frente de seu tempo e como todo grande visionário foi ele quem me falou que Barber Shop seria um “nome matador” para um salão de cabeleireiros. Eu só ficava ouvindo…

Em dezembro de 1989 quando resolvi seguir meu voo solo foi este nome que veio à cabeça na hora de abrir o meu salão: BARBER SHOP!

Não faltaram pessoas pra dizer que era um nome segmentado, com proposta para um público masculino, que era o mesmo que barbearia e por aí vai… e na minha memória vinham as histórias do Walter e de um musical chamado Barber Shop. Ficou a sonoridade do nome Barber Shop e a ideia de uma nova marca para definir um novo conceito em cortes de cabelo. Mesmo na contramão (e por causa disso!) eu insisti no nome!

A Barber Shop veio para ser um espaço democrático, e foi este novo conceito em cortes de cabelo o nosso grande diferencial: um salão de cortes de cabelo para um público masculino, feminino e infantil. Sem discriminação, inclusivo, onde todo mundo era muito bem-vindo.

A gente adora isso! Uma marca que transcende seu significado!

Já tínhamos o nome, faltava o lugar…mas isso eu conto no próximo post.

Marjory Corrêa

 

Deixe um comentário

